segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Corridas noturnas - dicas de segurança

Com horários muito preenchidos e poucas horas de luz (particularmente nesta época do ano), muitos de nós só encontram tempo para correr ao nascer do sol ou ao final da tarde, início da noite.  Ainda que correr à luz do dia seja a opção mais segura, para os que não tem alternativa ficam algumas dicas para um treino mais seguro.



1. Escolhe um percurso bem iluminado: pode até nem ser o teu favorito mas, quanto melhor iluminado for o percurso, mais seguro estarás. Os carros ver-te-ão mais facilmente e tu próprio conseguirás ver melhor a estrada e evitar mais facilmente os obstáculos.

2. Corre sempre em sentido contrário ao trânsito: ser-te-á mais fácil evitares os carros se conseguires vê-los a aproximarem-se. Deves evitar estradas com muito tráfego e que não tenham bermas ou passeios.

3. Mantêm-te visível: principalmente se corres de manhã cedo ou ao início da noite, deves usar cores claras e visíveis, como branco, amarelo ou laranja. Idealmente, podes também usar acessórios reflectores - apesar de a maioria do calçado e vestuário de corrida já incorporarem partes reflectoras, a visibilidade nunca é demais. Para os que correm muito em alturas de pouca luz, uma lanterna de cabeça poderá ser um bom acessório.

4. Leva sempre identificação: deves sempre levar contigo o BI, cartão de cidadão ou qualquer outro documento que te identifique. O ideal é ter também um contacto de emergência. 

5. Varia os percursos e os horários: potenciais atacantes podem estudar as tuas rotinas e emboscar-te em locais mais sombrios ou isolados. Não faças de ti mesmo um alvo fácil.

6. Corre em grupo: um grupo inspira força e segurança. Se possível, tenta não correr sozinho; se não tiveres alternativa, então, certifica-te que alguém conhece o teu percurso e, aproximadamente, a duração do teu treino.

7. Leva um telemóvel: um telemóvel permitir-te-á contactar imediatamente um amigo ou as forças de segurança, caso alguma coisa te aconteça ou se te aperceberes de algum acontecimento fora do normal.

8. Tem atenção aos ciclistas e outros corredores: mesmo que o teu percurso seja por zonas sem carros, deves estar sempre atento à presença de bicicletas ou outros corredores. Este conselho aplica-se a qualquer corrida, diurna ou nocturna.

9. Deixa a música em casa: certifica-te que o rádio, iPod ou leitor MP3 ficaram em casa. Correr com música pode ser motivador na passadeira mas na estrada é uma desvantagem. Ao prescindires da audição estarás mais susceptível a ameaças como carros, cães, ciclistas, etc.

10. Segue o teu instinto: se, em algum momento, sentires que estás numa situação vulnerável, corre para um lugar mais seguro.

Boas corridas!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e boas corridas!