segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Alongar para quê?

Para correr basta um pedaço de chão. Para correr melhor e em segurança, então, é necessário usar calçado adequado, fazer uma alimentação equilibrada, garantir uma boa hidratação, dormir bem, treinar com orientação e realizar trabalho de resistência, força e flexibilidade (entenda-se, alongamento).

Alongar para... correr mais rápido

Alongar é aumentar a distância entre dois pontos da mesma musculatura. Com o alongamento, os músculos ganham elasticidade e tu, flexibilidade; alongando com frequência conseguirás aumentar a amplitude da tua passada. Uma vez que um atleta numa maratona pode chegar a dar cerca de 28000 passos, mesmo que a sua passada aumente apenas 2cm por passo, isso significará um ganho de 560mt sem esforço adicional.

Alongar para... prevenir lesões

Este é um ponto que não reúne unanimidade já que não existem certezas científicas sobre a capacidade dos alongamentos com movimentos estáticos (em que permanecemos parados enquanto sentimos o músculo estirar) evitarem lesões nos corredores. 

Publicado na revista do American College of Sports Medicine, um relatório liderado por Stephen Thacker, director do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CSCP), em Atlanta (EUA), mostra que vários estudos sobre o assunto concluíram que o aumento da flexibilidade não impede lesões. O mesmo relatório afirma ainda que poucos atletas necessitam de flexibilidade extrema para melhorar a sua performance; de facto, mais lesões seriam evitadas com aquecimento e trabalho de musculação do que com alongamentos.

Por outro lado, muitos são os técnicos que defendem o uso dos alongamentos na prevenção de lesões; a ideia generalizada é de que atletas com hábitos de alongamentos estão menos propensos a lesões musculares e articulares. Particularmente em atletas iniciantes, cuja musculatura não está devidamente desenvolvida e que, muitas vezes, não executam correctamente os exercícios, exercícios regulares de alongamentos podem ajudar a evitar lesões.


Para não te magoares nos alongamentos, existem três regras básicas:
1. O músculo deve estar aquecido para ser alongado: estando frio, a sua capacidade elástica é menor; se exagerares na solicitação poderás causar um estiramento.
2. O músculo não pode estar superaquecido: aquela "dorzinha" que sinaliza o teu limite pode ser mascarada se estiveres com doses altas de endorfina e com a circulação sanguínea elevada. Assim, após a corrida, caminha 10 a 15 minutos para que a temperatura desça e, então sim, alonga.
3. Atenção à postura corporal: um exercício mal executado pode agravar ou desencadear uma lesão. E fingir que estás a alongar não adianta nada.

Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e boas corridas!